sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Entenda um pouco sobre a ilegalidade ou não de receptores digitais como Azbox, Az-América, CS, etc


Para que você entenda, farei um breve comentário sobre a recepção de TV Digital via satélite

Existem os sinais FTA (Free-to-Air) e os sinais CODIFICADOS ou encriptados. Vejamos a diferença.

Sinais FTA (Free-to-Air) ou sinais livres, abertos

São canais transmitidos via satélite que não possuem restrição e podem ser recebidos legalmente através de antenas parabólicas e receptores. Este sistema é exatamente igual ao que é utilizado atualmente por milhões de antenas parabólicas em todo Brasil, porém, a maioria das antenas ainda recebe o sinal analógico, mas no sistema digital há uma grande variedade de canais do mundo todo.
Como os canais estão distribuídos em inúmeros satélites, geralmente se utiliza mais de uma antena para a recepção, e no caso das pessoas que tem a recepção como hobby, é comum encontrarmos dezenas de antenas em uma única residência.

Repito: NÃO há ilegalidade nesta atividade.

Sinais Codificados

São sinais transmitidos pelos satélites para uso em sistemas de TV paga (assinatura). Este sinais necessitam um código para que consigam ser assistidos, e teoricamente só os assinantes tem acesso aos pacotes de programação. O que ocorre é que algumas empresas conseguem decifrar ou quebrar esses códigos e instalar em receptores que inicialmente foram projetados para recepção de canais FTA. Nesse momento começa a pirataria. Existem diversos tipos de codificação, como NDS, Nagravision, Biss, etc.

Atualmente está sendo usada uma modalidade diferente de pirataria chamada Card Sharing, ou simplesmente CS. Neste tipo de atividade, um servidor utiliza assinaturas válidas de uma ou mais operadoras e retransmite via internet a codificação, mediante a cobrança pelo serviço. É uma prática completamente ilegal, pois está sendo revendido um serviço à qual não pertece. Pouca gente sabe, mas esse procedimento é facilmente rastreado através do endereço IP que toda conexão de internet possui.

Receptores Azbox e Az-América são ilegais?

Não! São receptores digitais comuns. O que os torna equipamentos piratas são as alterações realizadas neles. Aqui podemos citar exemplos como Az-América S-900 que é excelente para recepção de canais em alta definição abertos, como a Band HDTV, a Rede TV! HD e a Rede Vida HD do satélite StarOne C2. Os receptores como Azbox Elite e Premium são excelentes quando utilizados como media player, para reprodução de fotos e videos, acesso à internet e portais como Youtube, leitura de notícias RSS, possibilidade de assistir canais de rádio e TV web, além de armazenamento de dados através da instalação de disco rígido. Todos estes equipamentos foram projetados para recepção de canais abertos, e deveriam ser utilizados apenas para esta finalidade, quando o assunto é via satélite.

Antenas são ilegais?

Não! Você pode ter quantas antenas quiser, pois são exclusivas para recepção, e não é necessário nenhum tipo de licença ou outorga para a utilização. Os satélites utilizam diversas bandas para transmissão, o que torna necessário o uso de diversas antenas ou sistemas rastreáveis, no caso dos mais aficcionados.

SS ou "Satélite Sharing" é ilegal?

Bem, diferente do card sharing, onde você tem uma conexão física e está pagando para adquirir de forma ilícita e a codificação dos canais, o satélite sharing ou simplesmente SS é um pouco diferente, pois além do sinal dos canais, o sistema de codificação também é proveniente de um satélite. Atualmente o que se comenta é sobre um aparelho chamado "Smart", onde você conecta uma segunda antena e as chaves são recebidas através dele, sem a necessidade de conexão física como rede LAN ou internet. Você não pode ser punido apenas por apontar antenas receptoras, mas há uma longa discussão sobre a imoralidade desta ação. Natualmente fica a critério de cada pessoa avaliar se é correto ou não. O que você deve estar ciente é que esse sinal não está sendo enviado legalmente para o satélite, e que cedo ou tarde (e geralmente pode-se considerar o "cedo") esse sinal será
retirado do ar e novamente você terá investido em equipamentos que não servirão absolutamente para nada. Avalie bem essa questão e dê sempre uma analisada nos preços dos pacotes de canais das operadoras. Às vezes o barato sai caro.

As antenas causam algum tipo de interferência?

As antenas utilizadas para recepção de satélites não causam interferências, pois além de trabalharem com altas frequências, elas apenas recebem, ou seja, não há irradiação.


Acredito que uma boa atitude de quem pretende iniciar na recepção de satélite é primeiramente participar de fóruns específicos, conversar com pessoas que já estão na atividade há alguns anos, e principalmente, pesquisar muito sobre a legalidade da modalidade escolhida. Lembre-se sempre que em tempos de pirataria o que mais aparece são vendedores oferecendo "equipamentos milagrosos" e com promessas de recepção eterna. Não caia nessa!